O governador do Paraná, Roberto Requião, lamentou o desaparecimento do deputado federal José Carlos Martinez. Segundo Requião - adversário político de Martinez nas eleições ao governo estadual de 1989 -, o presidente do PTB era atualmente "uma das figuras políticas mais importantes do Estado e do País".
Para o governador, a decisão corajosa de Martinez em levar o seu partido a apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República foi fundamental para a quebra das resistências que então havia ao candidato do PT.
Requião acrescentou que nos episódios recentes das votações das reformas previdenciária e tributária mais uma vez o parlamentar liderou o seu partido no apoio ao presidente Lula.
Sob a liderança do deputado Martinez, o PTB voltou a ocupar um espaço importante na cena política nacional, transformando-o numa das principais agremiações brasileiras. "Nesses últimos anos, o deputado Martinez destacou-se pela sua capacidade de conciliar, de dialogar e de articular", afirmou Requião.