Paraná

Reintegração de fazenda de Ratinho acaba em 10 prisões

17 out 2005 às 16:09

Dez pessoas foram detidas neste final de semana durante a reintegração de posse da fazenda do apresentador do SBT Carlos Massa, o Ratinho, em Icaraíma (67km a noroeste de Umuarama), um dia após ela ser invadida.

Cerca de 120 policiais militares cumpriram pela manhã a ordem judicial. Estavam no local cerca de 150 pequenos agricultores, ligados a movimentos locais, como Ribeirinhos e Unidos pela Terra. Seis pessoas foram detidas por desacato e desobediência após se recusarem a sair das terras e ensaiarem uma revolta, segundo a Polícia Militar.


Outras quatro foram encaminhadas à delegacia da cidade acusadas de furto simples. Além de um trator, os agricultores teriam furtado toras de madeira e sacas de milho da propriedade rural. Todos os dez foram liberados ainda na parte da manhã.


A fazenda Monte Azul tem 1.200 hectares e, segundo a assessoria de Ratinho, é "extremamente produtiva". Além da criação de gado, há plantações de soja e milho. Agora é época de colheita.

A polícia apreendeu, em poder dos sem-terra, uma espingarda de fabricação caseira, 76 facas e facões e 21 foices. Não houve feridos.


Continue lendo