Paraná

Registro de boletins por racismo ou injúria racial aumenta 138% no Paraná

21 nov 2022 às 09:51

A Polícia Civil do Paraná orienta que vítimas de racismo e injúria racial não deixem de registrar Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. 


O registro é essencial para que o crime seja investigado pelas forças de segurança. A ênfase na importância do registro marca o Dia Nacional do Combate ao Racismo, celebrado nesta sexta-feira (18).


Entre janeiro e outubro de 2021, foram registrados 953 B.O por racismo ou injúria racial. No mesmo período deste ano, foram 2.271 B.O - o que representa um aumento de 138% de registros de crimes dessas naturezas.


O delegado Cláudio Marques afirma que a divulgação e os esclarecimentos à população em datas como essa fazem com que as vítimas de racismo tenham consciência que podem e devem procurar a polícia para efetuar o registro.


PORTA DE ENTRADA


O delegado ainda ressalta que toda forma de preconceito, discriminação e intolerância deve ser enfrentada e que a polícia tem um papel fundamental neste enfrentamento. 


“Uma das medidas mais importantes é o registro dos fatos em uma delegacia de polícia. O boletim de ocorrência é uma porta de entrada para os procedimentos investigativos da polícia judiciária”, esclarece.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA.

Continue lendo