O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou nesta quinta-feira (2) que a região de Pato Branco deve promover neste primeiro semestre um grande mutirão para fornecer aparelhos auditivos gratuitos. O objetivo é zerar a demanda de pacientes que aguardam pela prótese nos 15 municípios da região. A expectativa é que pelo menos 320 pacientes sejam atendidos.
Inicialmente, o Estado deve destinar R$ 600 mil para a viabilizar o mutirão, que atenderá a fila de espera já existente no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da próxima semana, a 7ª Regional de Saúde de Pato Branco deve iniciar um levantamento sobre a real demanda dos municípios. A ideia é atualizar o cadastro dos pacientes e planejar a execução do mutirão em conjunto com os gestores municipais.
O recurso será repassado diretamente à Prefeitura de Pato Branco, que ficará responsável pela contratação da clínica que fará a compra dos aparelhos, bem como a avaliação e o acompanhamento dos pacientes encaminhados pelos municípios.