Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Redobre a atenção!

Região de Londrina tem três trechos com maior incidência de nevoeiro

Redação Bonde
02 jul 2015 às 11:40

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O inverno começou no último dia 21 e, com ele, aumenta a incidência de acidentes nas estradas por conta da forte neblina e chuvas. O nevoeiro, por exemplo, é um fenômeno climático que pode ter influência negativa nas rodovias, principalmente, nas áreas de baixadas, nos pontos de maior altitude e proximidades de rios e lagos. Nos locais onde isso ocorre, dependendo da intensidade, pode comprometer a visibilidade dos motoristas.

Na região de Londrina, por exemplo, há três trechos críticos nos quais os motoristas devem redobrar a atenção. São eles: BR-369 – entre os quilômetros 191 e 195 (Arapongas à Apucarana); PR-444 – entre os quilômetros 1 e 6 (Arapongas); e PR-986 – entre os quilômetros 4 e 7 (Rolândia). De acordo com a Viapar, outros trechos do Centro-Oeste e Noroeste do Paraná também merecem destaque: BR-369 – entre os quilômetros 358 ao 360 / 370 ao 372 / 384 ao 387 / 401 ao 403 /436 ao 444 / 459 ao 464 (Campo Mourão à Ubiratã); BR-369 – entre os quilômetros 464 ao 477 / 514 ao 524 (Ubiratã à Corbélia); PR-444 – entre os quilômetros 39 e 33 (Mandaguari); BR-376 – entre os quilômetros 102 ao 107 / 117 ao 124 / 147 ao 149 (Paranavaí à Maringá); BR-376 – quilômetro 186 (Sarandi); BR 376 – entre os quilômetros 213 ao 230 ( Mandaguari à Apucarana); PR-317 – entre os quilômetros 127 ao 132 / 154 ao 155 (Floresta a Engenheiro Beltrão); PR 317 – entre os quilômetros 106 ao 108 / 114 ao 127( Maringá à Floresta).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A incidência é mais comum da meia noite às onze horas da manhã, com maior intensidade entre 6 e 8 horas. De acordo com o coordenador da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutor em Geociências, Hélio Silveira, o nevoeiro nada mais é que uma nuvem com a base em contato com o solo ou bem proxima dele. "As condições mais favoráveis para a formação do nevoeiro são ventos fracos e baixas temperaturas. Se o solo estiver úmido, a ocorrência tende a ser ainda maior", explicou. "Nevoeiro é a condensação do estado de vapor ao líquido. Próximo a lagos e rios ocorre porque a água demora bastante tempo para perder a temperatura adquirida durante o dia. Ao entrar em contato com a massa de ar frio, provoca esse fenômeno climático".

Leia mais:

Imagem de destaque
Trilha segue aberta

Cataratas do Iguaçu têm vazão de sete milhões de litros de água por segundo

Imagem de destaque
16 mandados de prisão

Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas no Noroeste do Paraná

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Devido às fortes chuvas

Trechos de rodovias do Noroeste do Paraná estão totalmente bloqueados


Nos pontos de pouca visibilidade os riscos de acidente aumentam. A recomendação é redobrar a atenção e os cuidados. Os usuários devem reduzir a velocidade ao primeiro sinal de nevoeiro e manter distância em relação ao veículo da frente, sem esquecer de acender os faróis mesmo durante o dia, trafegar com luz baixa e manter em dia o sistema de ventilação dos veículos. "Além disso, é importante não parar o carro no acostamento ou pista de rolamento, não ligar o pisca alerta com o automóvel em movimento, usar a pintura da faixa como referência e nunca realizar ultrapassagem em segmentos de pouca visibilidade", orientou o supervisor do Centro de Controle e Operações (CCO) da empresa, Gesivaldo Amâncio Primo.

Os condutores devem ainda ficar atentos aos sinais sonoros externos que possam indicar uma situação atípica à frente como buzinas, sirenes e sons de colisão. Por conta disso é importante trafegar com a janela aberta parcialmente. Os motoristas também devem evitar o uso de aparelhos que possam tirar a atenção. Apesar de todas essas recomendações, caso julgue não ter condições de visibilidade para prosseguir com a viagem, o responsável deve parar em locais seguros como postos de combustíveis ou nos SAUs (Serviço de Atendimento ao Usuário) da VIAPAR.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo