Paraná

Reforma da MF abrirá caminho para o ônibus Ligeirão

25 abr 2007 às 20:33

Com a reforma da avenida Marechal Floriano Peixoto, em fase licitação, a prefeitura de Curitiba dará mais um passo para a implantação de uma linha direta de ônibus ligando o Boqueirão ao centro da cidade. Sem paradas nas 15 estações-tubo existentes ao longo do caminho, a nova linha, que já ganhou o apelido de "Ligeirão", vai reduzir o tempo de viagem de 33 para 18 minutos.

A linha vai beneficiar, por dia, 40 mil passageiros das linhas Boqueirão e Circular Sul que não usam as paradas intermediárias. Estas duas linhas transportam cerca de 80 mil passageiros por dia. Metade deles dirige-se diretamente do Boqueirão ao centro, ou vice-versa, de acordo com dados da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa que gerencia o sistema de transporte da cidade.


Para fazer justiça ao nome, o Ligeirão terá ajuda da tecnologia. A Urbs vai instalar sensores nos ônibus que vão emitir sinal para os semáforos nos cruzamentos da canaleta. O sinal verde vai dar preferência para os ônibus, mas o trânsito em geral vai sair ganhando. O semáforo vai ficar aberto para os ônibus apenas o tempo necessário para sua passagem, o que automaticamente aumenta o tempo de abertura para os demais veículos.


Para permitir a circulação do Ligeirão e reduzir o tempo de viagem das demais linhas de ônibus que passam na Marechal, a Prefeitura vai investir R$ 16 milhões em obras que prevêem desalinhamento das estações-tubo - que deixarão de ficar uma em frente à outra e permitirão ultrapassagens mesmo quando houver ônibus estacionados nas estações, e canaletas extras para ultrapassagens. As canaletas serão pavimentadas com concreto em toda a extensão.


Com a entrada do Ligeirão em cena, a linha Boqueirão passa a contar com a linha direta e os atuais ônibus-paradores, que continuarão a parar nas estações-tubo da Marechal Floriano.

O Ligeirão também vai desafogar os ligeirinhos Boqueirão/Centro Cívico, Barreirinha/São José dos Pinhais e Sítio Cercado, que servem de ligação entre as regiões sul e central da cidade. A Urbs estima que 30% dos passageiros destes ligeirinhos vão migrar para o Ligeirão.


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