A Prefeitura de Curitiba começará na segunda-feira uma grande reforma na avenida Marechal Floriano Peixoto. As obras serão feitas no trecho de cinco quilômetros entre a Linha Verde (antiga BR 116) e a região central. Esta é a maior reforma da avenida desde a implantação das canaletas de ônibus, há quase 30 anos.
O investimento é de R$ 13 milhões, previsto no Programa de Transporte Urbano da Prefeitura de Curitiba, com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As obras têm previsão de entrega em oito meses e incluem a reforma da rua Lourenço Pinto em toda sua extensão e dos trechos da rua Pedro Ivo e avenida Sete de Setembro entre a Marechal e a Lourenço Pinto.
Serão feitos drenagem, pavimentação, iluminação, calçadas e paisagismo, revitalização das estações-tubo, implantação de duas novas estações na rua Lourenço Pinto e implantação de novo sistema de semáforos, que darão prioridade aos ônibus.
As canaletas da Marechal seguirão o mesmo padrão das canaletas da Linha Verde: pavimentação em concreto em toda a sua extensão, com faixas mais largas em pontos chave para permitir a ultrapassagem dos ônibus. Com a reforma, a avenida por onde passam os ônibus do Eixo Boqueirão abrigará também os ônibus da linha Pinheirinho/Centro, que será implantada em 2008 com a previsão de atender 35 mil passageiros por dia.
Em janeiro, a Prefeitura começará a reforma do outro trecho da Marechal - entre a Linha Verde e o Terminal Boqueirão - o que permitirá a implantação do ônibus Ligeirão, um linha direta do bairro ao centro, que encurtará o tempo de viagem de 33 para 18 minutos.
Nesta primeira semana será feito levantamento topográfico, medições e conferência de detalhes do projeto, o que não deverá provocar alterações significativas na avenida nos dias que antecedem ao Natal. A intenção é deixar tudo pronto para intensificar as obras logo depois do Natal, aproveitando o período do ano de menor fluxo de trânsito.
Da Prefeitura de Curitiba