As 22 regionais de saúde do Estado do Paraná estão ligadas ao Programa de Fornecimento de Remédios do Ministério da Saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza uma lista de 170 remédios que são fornecidos gratuitamente.
O acesso à cesta de medicamentos, quase sempre de uso contínuo, é um direito dos pacientes que não têm condições de bancar tratamentos caros.
Segundo a chefe da 2ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde, Marinalva Gonçalves, a relação de medicamentos deve estar presente em todo consultório. O médico preenche um protocolo com o prontuário do paciente e envia a documentação com receita em três vias para a Secretaria.
Mesmo os usuários que foram atendidos em consultório particular ou através de um plano de saúde também têm direito aos medicamentos. Nestes casos, é avaliado o peso que os remédios representam no orçamento do paciente.Para garantir os 170 itens da lista de medicamentos do Ministério da Saúde são gastos mensalmente R$ 4 milhões. A metade é de responsabilidade do governo estadual.