A polêmica obra do Contorno Leste de Curitiba, que perdura por mais de vinte anos e estava interrompida desde o final do ano passado, recomeçou nesta terça-feira, graças à liberação de R$ 14 milhões pelo Governo Federal. Com este dinheiro, o Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER) pretende concluir os serviços nos 45 quilômetros de rodovia que fazem parte do contorno. A previsão é que até o final do ano, as estradas sejam abertas ao tráfego.
Iniciadas em 1978 em conjunto com a construção urbanística de Curitiba, as obras do Contorno Leste ficaram paralisadas por mais de quinze anos por conta da escassez de recursos financeiros. Somente em 1997, o Governo Federal começou a investir com mais afinco na construção.
Pretendia concluí-la no início de 2000. No entanto, desta vez, as obras ficaram paralisadas em função do excesso de chuvas, que por 18 meses atrapalhou o trabalho de terraplanagem e implantação dos sistemas de escoamento de águas. Em dezembro do ano passado, o motivo da interrupção foi o vencimento do contrato com uma empresa que supervisionava a obra.
A retomada dos serviços se iniciou pelos lotes 4,5,8 e 9. Estão sendo concluídos os serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, hidrossemeaduras, construção de pontes e viadutos.
O Contorno Leste, que começa no Km 73 da BR-116 (próximo a Quatro Barras) e termina na BR-277 (de Curitiba a Paranaguá), possibilitará o escoamento do tráfego pesado do trecho urbano de 22 km da BR-116, que corta Curitiba desde o bairro Atuba até o Pinheirinho, por onde circulam 62 mil veículos por dia. Com a integração da obra com o Contorno Sul (que também deve estar concluída no final do ano, já que está em fase final de duplicação de pista) Curitiba terá um anel rodoviário de 60 quilômetros de extensão.
Para a conclusão das obras do Contorno Norte, de responsabilidade do Governo do Estado, faltam ainda dez quilômetros (de um total de 38) na região que compreende a Avenida Manoel Ribas, em Curitiba até a Rodovia dos Minérios. "Reiniciamos as obras no início de junho e vamos terminá-la no final do ano. Serão beneficiados, os moradores do bairro de Santa Felicidade que reclamavam do tráfego pesado na região", disse o Secretário dos Transportes, Nelson Justus. Na construção, que é uma parceria entre o Estado e a prefeitura da Capital, foram investidos R$ 5,2 milhões.
Leia mais em reportagem de Erika Wandembruck, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quarta-feira