Paraná

Reclamação contra cobrança indevida de telefone cresce 192%

07 nov 2000 às 17:12

A Coordenação de Proteção ao Consumidor do Paraná (Procon-PR) registrou - somente de janeiro a outubro deste ano 1.277 atendimentos de cobranças indevidas na tarifa telefônica. O número representa aumento de 192% em relação ao ano passado, quando nesse mesmo período o órgão realizou 437 atendimentos no mesmo período. Os serviços debitados involuntariamente podem surpreender o usuário e acabar pesando no orçamento mensal.

O Procon não especifica os serviços que possuem maior número de reclamações, mas segundo o gerente do mercado coorporativo da Telepar Brasil Telecom, Frederico Alvarez, os serviços que mais são protestados no CallCenter (atendimento ao cliente) da empresa são as cobranças de provedores da Internet. Ele explica que a empresa prestadora do serviço é responsável pelo contrato com o cliente e que a Telepar não se responsabiliza pelas reclamações.


A Telepar tem cerca de 1,6 milhões de telefones cadastrados e recebe pelo menos 150 pedidos de verificação da conta por mês. O gerente da empresa esclarece que quando o usuário afirma que não solicitou o serviço, a Telepar reembolsa o montante debitado. Para Alvarez existem casos comuns de negligência do próprio usuário, que não percebe quando sua conta aumenta em demasia. ""Há muitos casos em que os filhos solicitam serviços sem autorização dos pais"", exemplifica.


A empresa mantém um cadastro de 80 clientes terceirizados que utilizam a conta telefônica como forma de pagamento. ""Mas somos só um meio de cobrança, o prestador de serviço é responsável por manter o contrato atualizado com o usuário e verificar a autenticidade do pedido"", salienta Alvarez. De acordo com ele. as empresas que mantém convênio com a Telepar não podem ter mais de três reclamações em mil atendimentos, sob risco de rescisão de contrato.

O Procon recomenda que, em caso de constatação de cobrança indevida na conta do telefone, o usuário deve entrar em contato com a empresa que debitou a tarifa. Se não houver acordo, a instrução é procurar o Procon, que analisa o caso para abrir processo administrativo. Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato pelo telefone (0xx41) 362 1512.


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