O grande volume de apreensões de mercadorias descaminhadas e contrabandeadas realizadas na região da tríplice fronteira no ano de 2013 (aproximadamente R$ 284 milhões) representou um grande desafio para a equipe responsável pela destinação de mercadorias apreendidas na Delegacia da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu.
Essas mercadorias, uma vez encerrados os respectivos processos administrativos e/ou judiciais, podem ser destinadas pelas formas previstas em lei, de acordo com a sua natureza, tais como: incorporação a órgãos públicos federais, estaduais e municipais, doações a entidades de assistência social sem fins lucrativos, realização de leilões e destruição.
Para abrir espaço suficiente para a acomodação das novas apreensões, houve inclusive a necessidade de promover a remoção de elevados volumes de mercadorias para depósitos da Receita Federal situados em outras cidades, como Maringá/PR, Londrina/PR, Curitiba/PR, Joinville/sc, Blumenau/SC, Fortaleza/CE e João Pessoa/PB. No período, foram removidas mercadorias no valor aproximado de R$ 62 milhões.
Grande parte dos bens destinados corresponde a veículos apreendidos em operações aduaneiras realizadas na região. Foram destinados, no ano de 2013, um total de 4.085 veículos, dentre automóveis, motocicletas, ônibus, utilitários, caminhões e carretas. Desse total, 2.415 veículos foram destinados a prefeituras municipais, 116 para órgãos federais, 111 para órgãos estaduais e 90 para entidades assistenciais sem fins lucrativos; 287 foram leiloados, 951 foram destruídos e 115 foram removidos para depósitos de outras unidades da Receita Federal.
O número atual de veículos que se encontra no pátio de custódia principal da Receita Federal em Foz do Iguaçu é de aproximadamente 4.500 unidades, espaço este que já chegou a acomodar 7.500 veículos há alguns anos.