A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR finalizou na quarta-feira (27) o quarto leilão eletrônico de veículos apreendidos realizado pela Unidade no ano de 2013, resultando na arrecadação do valor de R$ 3.000.123,00. O certame foi realizado na modalidade mista, que admite a participação simultânea de pessoas físicas e jurídicas.
Houve registro da participação de 202 proponentes no certame, sendo que, após a classificação (foram excluídos os licitantes com algum impedimento ou que tenham pendências fiscais) e ordenação das propostas, foram habilitados 95 licitantes para participação na fase de lances (desta fase participam os detentores da maior proposta e as propostas que alcançarem pelo menos 90% desse valor).
Dos 113 lotes inicialmente oferecidos (motocicletas, veículos leves, veículos pesados, embarcações e uma aeronave), 99 foram arrematados, ficando 14 lotes sem arrematante.
O total dos arremates feitos por pessoas físicas foi de 34 veículos (que somaram R$ 961.928,00), sendo 65 arrematados por empresas (no montante total de R$ 2.038.195,00). Dos arrematantes, 39 são do Paraná, 25 do Estado de São Paulo, oito do Rio Grande do Sul, sete de Santa Catarina, seis de Minas Gerais, cinco de Goiás, quatro do Mato Grosso do Sul, dois do Rio de Janeiro e do Mato Grosso, além de um de Rondônia.
O bem que recebeu o maior lance foi um caminhão VW/24.250 CLC 6X2, ano 2011, arrematado pelo valor de R$ 136 mil. O menor valor pago foi de R$ 5.989,00, oferecido para um automóvel FIAT/Uno Mille, ano 2010. O avião ofertado no leilão (sinistrado, modelo EMB-721 C – Sertanejo), cujo valor mínimo era de R$ 90 mil, não recebeu ofertas.
O valor total arrecadado contém um ágio de 38% em relação ao valor de avaliação inicial dos bens. O valor médio de arrematação foi de aproximadamente R$ 30,3 mil por lote arrematado.
O montante arrecadado será destinado conforme determina a lei, ou seja, 60% para o Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização (Fundaf) e 40% para a Seguridade Social.