O prazo para recadastramento de pensionistas portadores de hanseníase, que recebem do Estado auxílio de um salário mínimo por mês, acaba na próxima terça-feira (31).
Eles devem procurar a agência do Banco Itaú onde recebem o pagamento, levando cópias autenticadas do RG e do CPF, mais cópias do comprovante de endereço e o contracheque. Quem não fizer o novo cadastro terá o benefício suspenso a partir do mês que vem.
O governo, por meio das secretarias da Administração e da Previdência (Seap), do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL) e da Saúde (Sesa), está fazendo uma revisão nos benefícios concedidos.
O objetivo é formar um banco de dados atualizado e confiável, com informações completas e precisas dos pensionistas, o que hoje não existe. E, assim, combater eventuais fraudes.
O auxílio financeiro aos portadores de hanseníase é determinado pela lei estadual número 8.246/1986. Só tem direito, entre outras condições, quem mora no Paraná e não recebe nenhum outro tipo de auxílio (pensão do INSS, por exemplo).
Informações da AEN