Paraná

Ratinho Junior e Urbs vão debater tarifa de ônibus

20 mar 2013 às 14:24

O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Roberto Gregório da Silva Junior, terá nesta quarta-feira (20) à tarde a primeira reunião com o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, Ratinho Junior, depois do aumento da tarifa de ônibus na Capital e na Rede Integrada de Transportes (RIT). A passagem subiu de R$ 2,60 para R$ 2,85.

A reunião foi solicitada pelo presidente da Urbs na semana passada, segundo a Prefeitura de Curitiba. A discussão vai envolver a manutenção da RIT e da tarifa única entre a Capital e os 13 municípios da Região Metropolitana que integram o sistema.


Esta manutenção, explica Gregório, depende da delegação de competência do governo estadual para que a Urbs continue no gerenciamento e operação do transporte metropolitano, como vem fazendo há 15 anos.

A delegação de competência é feita via convênio entre a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) – órgão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano – e a Urbs, que de outra forma não tem competência legal para atuar no transporte metropolitano. A RIT de Curitiba atende 73% da demanda por transporte na Região Metropolitana, segundo a prefeitura.


Continue lendo