Paraná

Questões ambientais pedem parceria do governo com a sociedade

30 mai 2001 às 20:47

O secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, aposta em parceria entre governos, setor de educação e sociedade para ampliar o interesse da população sobre problemas ambientais.

Carvalho, que participou do seminário "Re-Orientação da Educação para a Sustentabilidade", realizado em Curitiba disse que o ministério vem buscando fazer essa ponte com os governos estaduais. O encontro foi promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)e o governo do Paraná.


Durante o encontro, foi discutido a Agenda 21 -documento, assinado por 178 países durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. A agenda é um compromisso político mundial cuja meta é conciliar justiça social, equilíbrio ambiental e eficiência econômica.


Carvalho contou que uma comissão no ministério pretende definir políticas de desenvolvimento sustentável. Estão sendo estudadas os temas de: cidades auto-sustentáveis; agricultura sustentável; gestão de recursos naturais; integração nacional; desigualdade social; e ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável.


De acordo com o presidente do Ipardes, Paulo Mello Garcias, o seminário foi o primeiro passo para orientar os profissionais da área de educação do Estado a incluir o meio ambiente em suas aulas. "Estamos contando com a participação ativa do corpo docente das universidades, professores e alunos do ensino médio para levar a noção de desenvolvimento sustentável para toda a sociedade", disse.

Leia mais em reportagem de Israel Reinstein, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira


Continue lendo