Na região de Cornélio Procópio, Norte Pioneiro, 45.895 pessoas vivem abaixo da linha de pobreza. Elas não têm renda ou - quando muito - ganham no máximo R$ 60,00 por mês. O contingente representa 11,88% de 386.426 moradores de 21 municípios integrantes da Amunop.
Os dados - levantados pelo Instituto Agronômico do Paraná- Iapar - já começam a servir de base para execução de programas de inclusão social, geração de empregos e renda por parte do Governo do Estado.
Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento e vice-governador, Orlando Pessuti, o Norte Pioneiro, a exemplo de demais regiões interioranas, não recebeu tratamento justo e adequado nas administrações estaduais anteriores. Em conseqüência, o índice de pessoas vivendo quase na indigência supera ao estadual (10,83%).
A pesquisa do Iapar, vinculado à Secretaria da Agricultura, revela que dos 21 municípios regionais, 13 deles têm participação percentual acima da média, tanto da Amunop quanto do Estado. Ou seja, nesta região, é maior o índice de pessoas vivendo à beira da indigência em comparação ao percentual de paranaenses na mesma condição.
Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)