O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai implantar, até o fim do mês, sistema inédito de controle de visitantes da Ilha do Mel. Os freqüentadores serão identificados com o chamado "passaporte", por meio de pulseiras com código de barras. O novo sistema, informatizado, vai dar mais agilidade ao cadastramento dos visitantes no terminal de embarque de Pontal do Sul e assegurar que o limite de público na ilha – 5 mil pessoas – não seja ultrapassado.
"O controle será feito por um sistema, em que o visitante preenche uma única vez um cadastro, que será registrado em um banco de dados, aumentando a rapidez do atendimento em futuras visitas", informou o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko. Na última semana, ele apresentou o novo sistema ao Conselho Gestor da Ilha do Mel.
Depois do cadastramento, o visitante receberá a pulseira que deverá portar durante toda a sua estada na ilha. "No código de barras estarão armazenadas informações como nome e cidade de procedência dos visitantes, datas de entrada e saída e ainda local de estada – garantindo, assim, o controle efetivo sobre todos os visitantes da ilha", destacou Burko.
A pulseira será confeccionada com material resistente, adequado ao tempo de permanência de cada pessoa na ilha e com cores diferenciadas para facilitar o trabalho de orientação e auxílio aos visitantes. Atualmente, o IAP faz o cadastramento no terminal de embarque de Pontal do Sul por meio de formulário.
As informações são da Agência Estadual de Notícias.