Os gastos em publicidade e promoções via streaming devem crescer significativamente nos próximos quatro anos, à medida em que os usuários domésticos estão adotando cada vez mais os serviços de acesso por banda larga. Segundo o instituto de pesquisas de mercado Yankee Group, o aumento da adoção de Internet via banda larga está fazendo com que as corporações criem maneiras de levar seus produtos para os consumidores.
A propaganda via streaming consiste em mais do que simplesmente inserir mensagens a conteúdos de áudio e vídeo. Segundo o Yankee, ela deve permitir que os consumidores respondam a essas mensagens publicitárias de acordo com seu interesse. A idéia é receber as mensagens apenas quando tiver interesse na compra dos produtos e dar origem a um ambiente potencialmente lucrativo para as empresas de mídia capazes de conectar consumidores a fabricantes em pontos específicos do processo de compra.
Impulsionados pelas altas taxas criadas pelas oportunidades de marketing sob demanda, os gastos com publicidade via streaming devem alcançar US$ 3,1 bilhões em 2005. Em 2000, essas cifras totalizaram US$ 44 milhões, de acordo com o Yankee Group.
“Usuários de Internet via banda larga em busca das melhores compras e ofertas poderão contar com uma série de vídeos com informações sobre carros, computadores, lugares para passar as férias e outros itens de custo elevado”, disse Steve Vonder Haar, analista do instituto. “Esse é o conteúdo multimídia capaz de ajudar as pessoas e não mais aquele sem nenhum propósito.”
O estudo, intitulado "BtoBtoC Streaming Media: Helping Companies Streamline Consumer Communications", recomenda que as companhias de marketing comecem a adotar promoções online multimídia, visando aprimorar os vídeos promocionais já existentes e conseguir assim um melhor retorno dos investimentos feitos nas promoções online.
< Leia mais>Projeto facilita compra de computador