Foi publicado nesta quinta-feira (1), no Diário Oficial da União, o edital de licitação do projeto de engenharia e contratação de obras para a ampliação e reforma do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A licitação será feita pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Com isso, o custo da obra será divulgado apenas após a homologação do processo licitatório. A mesma empresa que fará o projeto de engenharia também ficará responsável pelas obras no terminal de passageiros. A abertura das propostas está prevista para o dia 17 de dezembro deste ano.
Com as obras, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a capacidade de atendimento no aeroporto de São José dos Pinhais vai passar dos 7,8 milhões de passageiros por ano para 14,6 milhões em 2014. As obras incluem ampliação no número de balcões de check-in e elevadores.
O Aeroporto Afonso Pena também passa por obras de ampliação do pátio de aeronaves, que está com cerca de 80% dos trabalhos concluídos. Em julho, a Infraero concluiu a obra de revitalização da pista de pousos e decolagens.