O Provopar Ação Social levou a produção de cerca de 100 artesãos paranaenses para expor na 16ª Feira Nacional de Artesanato, que começa nesta terça-feira (22), no Expominas, em Belo Horizonte. A expectativa é que, até o próximo domingo (27), mais de 120 mil pessoas passarão pela feira, que deve contabilizar R$ 20 milhões em vendas diretas e US$ 600 mil em exportação.
Tendo como tema "Índios e o turismo", os destaques da feira são os bordados, cestarias, tapetes, cerâmicas e panelas de pedra produzidas por várias tribos indígenas brasileiras.
Além dos produtos indígenas, a instituição levou para Belo Horizonte peças em marchetaria, cerâmicas, palha de milho e bananeira, papel machê, vidro, argila, lã de carneiro, sucatas e recicláveis.
Os organizadores da Feira Nacional de Artesanato, considerado o maior evento do setor na América Latina, acreditam que estarão em exposição mais de 20 mil produtos provenientes dos 27 estados brasileiros e de países como o Quênia, Índia, Peru, Paquistão, Bolívia, Uruguai e Indonésia.