O Provão continua a render dúvidas sobre sua eficácia em medir a qualidade dos cursos superiores. O conceito "A" obtido este ano pelos estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) não foi bem recebido pela coordenação do curso.
Em nota de esclarecimento, a coordenação afirma "que o Provão é insuficiente e inadequado como avaliação e produz graves distorções". A contestação é feita com base no resultado obtido pelo curso no ano passado. "A evolução de um conceito "D" em 1999 para um "A" em 2000 poderia sugerir que o curso superou seus graves problemas e atingiu, rapidamente, um alto grau de qualidade".
Apesar de relatar reformas curriculares e renovação do quadro de professores, a coordenação alerta que o Provão "serve apenas para criar uma competitividade entre as escolas para verificar quem consegue ter melhores resultados". A nota diz ainda que os estudantes que fizeram os testes foram capazes de "burlar um sistema medíocre de avaliação".
Para a coordenação do curso de Jornalismo da UFPR, o método do Provão só funciona em situações casuais, sem dispor de critérios que possam avaliar o estado em que cursos e estudantes se encontram.