A comissão de assuntos relevantes da Câmara de Vereadores de Ourinhos (SP) afirmou nesta terça que apóia a decisão anunciada pelo governador Roberto Requião (PMDB) de encampar as praças de pedágio no Paraná.
A comissão integra o movimento ''Divisa Sem Pedágio'' que reivindica a retirada da praça de pedágio das rodovias BR-153 e BR-369, instalada no distrito de Marques dos Reis em Jacarezinho no limite entre os Estados do Paraná e de São Paulo.
O vereador e presidente da comissão, Antônio Amaral Júnior (PT), disse que o movimento vai encaminhar uma moção de apoio à medida. Ele também disse que, após a aprovação do projeto, o grupo vai solicitar junto ao governo o fechamento da praça ou a sua substituição para a área anterior no município de Andirá (36 km a oeste de Jacarezinho). ''Vamos aguardar a aprovação, mas além da redução, queremos o fechamento'', disse.
A praça estava localizada na BR-369 em Cambará (22 km a noroeste de Jacarezinho) e foi transferida mediante um termo aditivo entre a Econorte e os governos estadual e federal. A praça começou a funcionar em novembro de 2002, e desde sua implantação o projeto tem sido criticado por lideranças locais de Ourinhos, de Ribeirão Claro (24 km a leste de Jacarezinho) e Cambará.
Amaral Júnior disse que a redução em até 50% pode ser comemorada, mas admitiu que o objetivo do movimento é interromper a cobrança de pedágio naquela área. Ele disse que a cobrança de pedágio prejudica economicamente a região de Jacarezinho e de Ourinhos. Ele também avalia que a manutenção da praça compromete a entrada dos estudantes e inviabiliza vários setores comerciais dos dois municípios.