Paraná

Projeto vai levar tecnologia a micro e pequenas empresas do Paraná

19 mai 2003 às 08:52

Começam nesta segunda-feira as atividades do "Prumo – Projeto Unidades Móveis", lançado nesta semana pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, que tem o objetivo de disponibilizar tecnologia às micro e pequenas empresas em seus próprios sítios, facilitando o trabalho de aperfeiçoamento e melhoramento dos produtos produzidos no Estado.

As primeiras ações estarão dirigidas às indústrias de plástico do Paraná e 25 delas (12 de Curitiba e 13 do Interior) já foram contactadas para a realização de pré-diagnóstico com técnicos do Tecpar, visando o desenvolvimento posterior do projeto.


O trabalho do "Prumo" será desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), por meio de um laboratório itinerante, entre as empresas a serem atendidas.


Trata-se de um veículo utilitário, dotado de equipamentos laboratoriais, que irá às empresas para solucionar os principais problemas técnicos e realizar ensaios e análises de matérias-primas e produtos acabados, sob a coordenação de engenheiros e técnicos do IPT e do Tecpar (empresa ligada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).


Durante o atendimento é analisado o processo produtivo da empresa, na busca de aperfeiçoamentos, tendo como orientação os resultados dos ensaios e análises efetuadas na unidade móvel.


A visita do "Prumo" é sempre acompanhada pelo pessoal técnico da empresa.


"O "Prumo" não deve ser visto como iniciativa isolada dentro do Tecpar. É, sim, mais um instrumento de prestação de serviços a reforçar as demais atividades já desenvolvidas há mais tempo na empresa. Especialmente na área de metrologia e ensaios, o Tecpar está respondendo a uma crescente demanda que a sociedade está fazendo por serviços que nós chamamos de 'extensão tecnológica', ou seja: chegar junto às empresas, visando resolver seus problemas de processos, de produtos, com o objetivo de aprimorar o padrão tecnológico, torná-las mais produtivas e competitivas, o que é hoje uma questão crucial na nossa sociedade" – comenta Mariano Macedo, presidente do Tecpar.


Todo o atendimento é pré-agendado e precedido por uma visita de diagnóstico, na qual o engenheiro, através do preenchimento de um Check List, analisará todo o processo produtivo, levantando assim os pontos onde a empresa necessita de assessoria.


Esta visita de diagnóstico não oferece nenhum ônus à empresa.

Cada atendimento tem a duração de dois dias, período em que os técnicos do "Prumo" procuram, de forma objetiva, resolver os principais problemas diagnosticados na empresa.


Continue lendo