Paraná

Projeto de reflorestamento recupera margens dos rios

31 out 2007 às 20:55

A Secretaria do Meio Ambiente de Foz do Iguaçu entregou nesta quarta-feira (31), um total de 13 mil mudas de árvores nativas e frutíferas para o reflorestamento do Rio Matias Almada. Na quarta-feira (30) foram entregues 13 mil mudas para a recuperação das margens do Rio Carimã. A meta é entregar até o dia 20 de novembro, 240 mil mudas de árvores.

O objetivo é o reflorestamento de áreas próximas a rios, entre eles, o Tamanduazinho, Arroio Dourado e o Matias Almada. O trabalho faz parte do projeto de recuperação das matas ciliares dos rios, córregos e nascentes que cortam a cidade. O programa deve percorrer praticamente todas as regiões da cidade e cumpre a lei que obriga o município e os produtores agrícolas a preservarem as matas ciliares.


As mudas são entregues pessoalmente aos moradores que tem a responsabilidade de plantar as árvores. Ao receber as espécies, os proprietários rurais assinam um termo legal, em que se comprometem a efetivar o plantio às margens dos rios localizados dentro de suas terras.


Segundo o chefe do setor de Gestão, Fiscalização e Monitoramento Ambiental, Saldi Pauli, "a lei determina que o não cumprimento do acordo é passível de multas dos órgãos fiscalizadores do meio ambiente e suscetível a outras punições legais".


O projeto conta com o apoio da Itaipu Binacional, IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Sanepar e dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. A distribuição das mudas por propriedade é feita através de um cálculo matemático realizado com base no tamanho total da área e a capacidade receptiva do ambiente.

As equipes da prefeitura devem monitorar o processo a cada dois meses para saber se os agricultores estão cumprindo o combinado. Estão sendo distribuídas mudas de 20 espécies nativas, entre elas, timbaúva, canafístula, açoita cavalo, angico, ingá, uvaia, etc.


Continue lendo