Paraná

Projeto de lei obriga instalação de provadores de roupas adaptados

31 mar 2014 às 11:06

A Comissão de Acessibilidade da Câmara de Curitiba analisa, na segunda-feira (31), o projeto de lei que obriga a instalação de provadores de roupas adaptados às pessoas com deficiências em estabelecimentos comerciais da capital. A proposta é de autoria do vereador Paulo Rink (PPS).

O texto (005.00324.2013) determina que as lojas deverão reservar ao menos um provador de roupas adaptado a estas pessoas e também especifica as dimensões e características destes espaços, como a presença de barras de apoio, portas com vão-livre e ausência de barreiras que impeçam o acesso, entre outras.


O colegiado é composto por Zé Maria (SDD), na presidência; Valdemir Soares (PRB, vice-presidente; além de Beto Moraes (PSDB), Julieta Reis (DEM) e Rogério Campos (PSC).


Segurança de pedestres


Na quarta-feira (02), é a vez da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas analisar a iniciativa de Professora Josete (PT), para que estacionamentos gratuitos ou pagos sejam responsabilizados pela segurança dos pedestres que transitam pelo local de entrada e saída de veículos.

Pela proposta (005.00233.2013), a segurança se daria por meio da instalação de sinalizadores luminosos de alerta, faixa de segurança para os pedestres, placas sinalizadoras e orientação do fluxo dos veículos por guardas, que prestariam orientação aos motoristas quanto à preferência de circulação de pedestres e ciclistas.


Continue lendo