Paraná

Programa vai atender 1.400 detentos do Paraná

16 mai 2005 às 16:03

O Estado vai ampliar as ofertas de cursos profissionalizantes para os internos do sistema penitenciário do Paraná. A autorização se estendeu ainda para o programa que atende os menores internos do Instituto de Ação Social do Paraná (IASP). As informações são da AEN.

Com a participação das Secretarias Estaduais da Justiça e da Cidadania, da Educação, e do Trabalho, Emprego e Promoção Social, o programa deverá atender inicialmente 1.400 internos distribuídos em 93 turmas anuais de 15 alunos.


As áreas de qualificação serão direcionadas para a construção civil, serviços e indústria. Para este ano, serão realizados 47 cursos, beneficiando 705 presos.


O objetivo principal do programa é a inserção dos presos no mercado de trabalho.


Os internos das unidades penais do Paraná são em geral jovens, na faixa de 18 a 30 anos de idade, com baixa escolarização e profissionalmente desqualificados. Mais da metade não possui ensino fundamental completo. Do total, 34,7% vêm da construção civil e 25,2% da área de serviços.

O desafio será formar um trabalhador preparado técnica e intelectualmente para ser realmente absorvido pelo mercado de trabalho. Os cursos também vão permitir a abertura de vagas de trabalho no interior das unidades penais, visando a autonomia do sistema.


Continue lendo