Paraná

Programa Segundo Tempo recomeça nas escolas públicas

17 fev 2006 às 18:26

O programa Segundo Tempo vai recomeçar nas escolas públicas paranaenses de ensino fundamental e médio, com atividades esportivas em turno alternativo para ajudar na inclusão social aos alunos.

A parceria assegura, até agosto deste ano, o benefício para mais de 40 mil alunos em 208 núcleos de 154 cidades paranaenses. No convênio, os recursos federais chegam a R$ 4,5 milhões, fora a contrapartida do Estado e municípios.


O governo do Paraná, por exemplo, se responsabiliza pelo pagamento do professor e de dois monitores por núcleo. O material esportivo e uniforme, também fornecidos pelo governo federal, são produzidos por outras duas ações do Ministério do Esporte - os programas Pintando a Liberdade e o Pintando a Cidadania.


Na parceria com a Paraná Esporte, o programa Segundo Tempo atende a 200 crianças e adolescentes por escola, seguindo alguns critérios para a seleção dos alunos. De acordo com a diretora de Lazer e Qualidade de Vida da Paraná Esporte, Zuleika Koritiak, são determinantes na escolha dos beneficiários o déficit de aprendizagem, risco social e baixa renda.


O funcionamento do programa corresponde a um segundo turno escolar, quando as crianças comparecem ao colégio ou a outro espaço público, no mínimo duas vezes por semana, cumprindo uma carga horária de 20 horas mensais. As crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, do sexo masculino e feminino, também recebem reforço alimentar e escolar, noções sobre saúde e higiene, além da prática do esporte, uniforme e material.


As práticas esportivas são nas modalidades de futebol, futsal, vôlei, futevôlei basquete, handebol, xadrez, tênis de mesa, capoeira, atletismo, natação, surfe e canoagem, além de outras atividades recreativas como jogos de betis, caça ao tesouro, caçador e queimada.


Para educadores, pais de alunos e membros da comunidade, o programa é interessante por ocupar o tempo e a mente das crianças e adolescentes, além de ajudar a afastar muitos deles da rua.

Fonte: AEN


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