Presos que estão em regime aberto e já cumpriram 60% da pena estão sendo reitegrados ao mercado de trabalho. 21 egressos do sistema penitenciário do Estado já conseguiram emprego por meio do Programa Pró-Egresso.
O programa vem sendo desenvolvido desde novembro do ano passado, numa parceria entre a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Em Curitiba e Região Metropolitana são 504 presos, que cumprem pena em regime aberto. Em todo o Paraná, são aproximadamente 2.900.
A experiência de empresários que contrataram egressos foi apresentada em reunião promovida nesta quarta-feira pelo Patronato Penitenciário. A idéia é motivar outras empresas de Curitiba e Região Metropolitana a darem oportunidades de trabalho para essas pessoas.
O Patronato é uma unidade de regime aberto do sistema penitenciário, que atende e presta apoio ao ex-detento. Outras 18 cidades do interior do Estado têm uma extensão do Patronato (unidades Pró-egresso). O programa faz um levantamento do perfil profissional e psicológico dos presos e procura captar vagas no mercado de trabalho.
Leia mais em reportagem de Andréa Lombardo, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quinta-feira