O programa Trilha Jovem – Turismo e Inclusão Social forma nesta terça-feira (14), em Foz do Iguaçu, sua segunda turma, formada por 220 jovens.
A ação é desenvolvida pelo Instituto de Hospitalidade e o Ministério do Turismo e foi implementada também no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador.
O programa prepara jovens de famílias de baixa renda, com idade entre 16 e 24 anos, para ingressar no mercado de trabalho no setor de turismo.
Segundo o coordenador do Trilha Jovem em Foz do Iguaçu, Faisal Saleh, a iniciativa conta com mais de 50 parceiros na cidade. No ano passado, foram capacitados 105 jovens, dos quais 34 alcançaram a meta de inserção profissional.
Stefane de Almeida é da primeira turma do projeto e hoje trabalha como estagiária de nível médio na Secretaria de Estado do Turismo.
"Minha participação no Trilha Jovem foi fundamental para essa minha colocação. Eu entrei para o programa mais para fazer mais um curso, porque não conhecia nada de turismo".
Ela conta que, após a capacitação em várias áreas, foi encaminhada para o estágio. "Depois do curso, os alunos são acompanhados por seis meses para que tenham mais chances de entrar no mercado de trabalho. Esse acompanhamento é fundamental, diz o coordenador".
Com a conclusão desta segunda turma, já são cerca de 2,8 mil alunos de escolas públicas atingidos pelo programa, segundo o Instituto de Hospitalidade.