O governador Jaime Lerner (PFL) e o candidato do PDT ao governo, Alvaro Dias, tiveram um problema a mais para driblar nesta sexta-feira. Cerca de 3 mil professores da rede pública estadual participaram de um protesto de manhã, em Curitiba. Além de fazer uma série de reivindicações à atual administração, a manifestação teve o objetivo de relembrar os episódios que aconteceram no dia 30 de agosto de 1988, quando Alvaro era governador e a Polícia Militar usou bombas, cavalaria e cachorros para dispersar o movimento grevista que se concentrava em frente ao Palácio Iguaçu.
A manifestação começou às 9 horas com concentração na Praça Santos Andrade e seguiu em passeata pelas ruas do centro de Curitiba até o Palácio Iguaçu. Apesar do Sindicato dos Professores da Rede Estadual (APP Sindicato) não ter recebido resposta a seu pedido de audiência com o governador, protocolado dia 16 de agosto pela entidade, uma comissão de professores, funcionários e aposentados acabou sendo recebida pelos secretários do Governo, José Cid Campêlo Filho, e da Administração, Ricardo Smijitink.
Na reunião, o aceno mais positivo às reivindicações da categoria veio do secretário Campêlo, que se comprometeu a ''analisar com carinho'' a extensão do abono de R$ 100,00 que foi dado para os professores da ativa em junho, também para os aposentados. Ficou acertada, ainda, uma nova reunião entre as partes para quinta-feira, às 10 horas, no Palácio. ''Acredito que pode haver avanços nesta negociação. Afinal, estamos esperando há oito anos, e esperamos que nos últimos dias de sua gestão o governo mostre alguma sensibilidade'', afirmou o diretor da APP, José Valdevino de Moraes.
Segundo a APP, várias escolas fecharam nesta sexta-feira em adesão ao movimento, e mesmo onde houve aulas, representantes dos professores foram à manifestação. O ato aconteceu em clima tranquilo e criativo. Em meio a discursos e muita propaganda eleitoral de candidatos que aproveitaram o ato, os professores se organizaram de camisetas vermelhas, com escudos e cavalos de pau, numa tentativa bem-humorada de relembrar o dia 30 de agosto de 1988.
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.