Paraná

Professores municipais entram em greve em Colombo

23 set 2013 às 16:00

Os professores da rede municipal de ensino público de Colombo, região metropolitana de Curitiba, entraram em greve nesta segunda-feira (23) por tempo indeterminado. Os profissionais da educação da cidade pedem reposição salarial e equiparação de salários entre os cargos de educador e professor, entre outras reivindicações.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública de Colombo, Claudinei Duarte de Lima, chega a 80% o número de escolas paradas por causa da adesão da categoria ao movimento grevista. "Neste ano já fizemos seis audiências com a prefeitura mas não foi apresentada nenhuma proposta concreta".


De acordo com o sindicato, há defasagem salarial desde os primeiros anos da década de 2000. Além da reposição de 20%, os profissionais pedem revisão no plano de cargos e salários, reajuste no auxílio alimentação e a equiparação dos salários entre professor e educador. Atualmente o salário de professor é de R$ 1.063 e o de educador é de R$ 1,5 mil.


Os professores realizaram manifestação na manhã desta segunda-feira no bairro Alto Maracanã, com abraço simbólico na sub-prefeitura. Na terça-feira (24) está prevista manifestação na sede da prefeitura, na Câmara de Vereadores e na sede do Poder Judiciário do município.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura de Colombo e aguarda retorno.


Continue lendo