Paraná

Professores estão se mobilizando para a greve

06 set 2001 às 15:42

Os professores da rede pública do Estado marcaram uma assembléia estadual para o dia 15, em Curitiba, para decidir sobre a participação e organização da categoria na greve dos servidores do Estado, marcada para iniciar no dia 17.

No dia 30, representantes do Fórum dos Servidores Públicos Estaduais - composto por 12 entidades - reuniram-se com o governo, após uma passeata e manifestação pública, mas não houve acordo. As entidades decidiram realizar assembléias específicas até o dia 15 para iniciar um movimento de greve único a partir do dia 17.


O Sindicato dos Professores Estaduais (APP SIndicato) já criou um Comando Estadual para a greve e está organizando a criação de comitês municipais. Dia 14, está marcada uma reunião em Curitiba com a presença de 90 lideranças, entre presidentes dos Núcleos do Sindicato, direção estadual e um representante por cada mil filiados ao Sindicato, para avaliar a situação no Estado. Até lá, a APP distribuiu questionários para que os professores identifiquem suas ansiedades e expectativas com relação ao movimento.

"Desde o dia 30 eu tenho andado por todo interior para conversar com os professores e dá para sentir que a categoria está indignada e a tendência é fazer greve", alerta o diretor educacional da APP, José Lemos. Os servidores pedem reajuste salarial de 50,03%.


Continue lendo