Paraná

Professora mais antiga do PR ainda trabalha

15 out 2003 às 09:36

Aos 92 anos de idade, a mestra mais antiga do Paraná ainda trabalha. Diva Vidal levanta todos os dias às 7 horas da manhã, toma café no Hotel Sol, onde mora, pega um táxi e segue para a Secretaria de Educação para mais um dia de trabalho.

De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, há setenta e cinco anos ela, que é a professora mais antiga do Paraná, se dedica à educação e é vista por todos os que a conhecem como um exemplo de vida, de garra, disposição e força de vontade.


Ela começou a lecionar matemática aos 17 anos, em Paranaguá, sua cidade natal, no Colégio Estadual José Bonifácio. Naquela cidade, também foi professora no Instituto Estadual de Educação Doutor Caetano Munhoz da Rocha Ela conta que nessa época ninguém queria dar aulas na cidade por causa dos focos de malária, também chamada de maleita.


Dona Diva formou-se professora pela Escola Normal de Paranaguá, mas não chegou a ter nenhuma formação superior. Em 1957 recebeu, em Londrina, o título de Professor Honoris Causa da Faculdade Norte do Paraná. "Não tive curso superior de nada. Fui formada na escola da vida", argumenta. "E para mim essa é a formação mais importante", completa.


Sempre professora do Estado, Dona Diva não percorreu o caminho das escolas particulares. Da época de Paranaguá, ela lembra do aluno Vidal Vanhoni, que futuramente seria secretário de Educação e pai do deputado estadual Ângelo Vanhoni.


Já em Curitiba, a professora de matemática lecionou no Instituto de Educação e no Colégio Estadual do Paraná do qual foi diretora em 1986 e em 1987. Viajou por todo o Estado, fazendo inspeção nas escolas.

Dona Diva se aposentou em 1983, mas nunca parou de trabalhar. Parar de trabalhar, para ela, "só quando faltar a saúde". "Não tenho condições físicas de ficar em casa sem fazer nada", argumenta.


Continue lendo