Cerca de 50 itens fabricados por 21 agroindústrias de seis municípios da região vão estar disponíveis na gôndola do Supermercado Boa Compra. São geléias, doces, vinagres aromatizados, biscoitos, queijos, embutidos e outras variedades processadas por famílias de pequenos agricultores que encontram no Programa Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor, uma alternativa de renda.
A Fábrica do Agricultor, idealizada pela Secretaria da Agricultura, faz parte do programa de desenvolvimento rural do governo estadual, visando aumentar a renda do agricultor familiar, pela agregação de valor na transformação da matéria-prima em produto agroindustrializado.
Segundo o coordenador do Programa, Abdel Naser, uma das ações da instalação de gôndolas em supermercados é encurtar a distância entre a produção e o consumidor final. "Agroindústria Familiar constitui hoje a base principal dos negócios de alguns grupos de agricultores, conquistando espaços como atividade econômica, lucrativa, envolvendo-se cada vez mais com outros setores como o artesanato rural, turismo rural e demais atividades não agrícolas", lembrou.
Resultados – Só em 2006 a Secretaria da Agricultura e a Emater deram atendimento direto a 1.250 agroindústrias familiares e a mais de 300 famílias, envolvidas com o artesanato rural. Os agricultores participaram, em diferentes intensidades, de 26 Feiras Regionais e 2 Feiras Estaduais "Sabores do Paraná" – realizadas em Curitiba e Maringá. Participaram ainda de eventos especiais como Mercosuper em Cascavel, a III Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, em Brasília, do Salão de Turismo, em São Paulo, do III Congresso Latino-americano de Suinocultura, em Foz do Iguaçu, e do XX Congresso Nacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos, realizado em Pinhais.
Também nesse ano foram viabilizadas instalações de 23 gôndolas em redes de supermercados. Com as próximas a serem inauguradas nesta sexta-feira em Maringá e em Paranavaí, elas chegam a 51, em todo o Estado. O Programa Agroindústria Familiar - Fábrica do Agricultor também capacitou este ano 1.503 agricultores familiares através de seminários, encontros, reuniões, dias de campo,e outras atividades.
O coordenador Abdel Naser lembrou que os destaques ficaram para a comercialização com a Nota de Produtor Rural para 36 Agroindústrias familiares com tratamento diferenciado de ICMS, e para a implantação do Projeto de Certificação das Agroindústrias Familiares.