Dirigentes e representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa do Consumidor (Procons) do Paraná participam, nos dias 19 e 20 de junho (terça e quarta-feira), de encontro promovido pelo Procon-PR. A reunião será aberta pelo Secretário da Justiça e Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, e por Ivanira Gavião Pinheiro, titular do órgão estadual.
Há, atualmente, 42 coordenadorias municipais atuando no Estado e, segundo Ivanira, o evento tem como objetivos, além da integração, promover o intercâmbio de informações, quanto à legislação que trata do consumo e avaliar o mutirão nacional sobre telefonia fixa, realizado em 23 de abril. Questões relacionadas à mudança de pulso para minuto nas ligações locais da telefonia fixa também serão debatidas com um representante da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – e técnicos dos Procons.
A troca de pulso para minuto nas ligações locais deverá ocorrer em 31 de julho, mas o Procon-PR constatou que faltam informações ao consumidor de como ocorrerá essa mudança bem como dos reflexos financeiros na sua conta telefônica. "As concessionárias de telefonia fixa deveriam explicar aos seus usuários sobre a alteração, mas não o fazem. A procura pelas informações se intensificou como resultado do mutirão nacional, realizado em abril", salienta Ivanira. "Tal situação será avaliada neste encontro, oportunidade em que serão traçadas e analisadas estratégias de atuação."
Também durante a reunião, a Coordenadora fará o lançamento do CD Manual do Jovem Consumidor, elaborado pelo Procon-PR, destinado à educação para o consumo do público infanto-juvenil. O encontro será realizado no auditório da Secretaria de Estado da Justiça, na Rua Inácio Lustosa, 700, centro, Curitiba, a partir das 9 h.