Paraná

Procon dá parecer sobre água da Sanepar na quarta

20 ago 2001 às 19:50

O coordenador do Procon do Paraná, Naim Akel, deve anunciar nesta quarta-feira sua avaliação a respeito da proposta técnica da Sanepar para melhorar a qualidade da água distribuída para Curitiba e municípios da região metropolitana.

O plano foi apresentado no último dia 14 à Defesa Civil do Estado e entregue ao Procon no mesmo dia. O órgão acionou a estatal depois de receber várias reclamações sobre a qualidade da água que, desde março, vem apresentando gosto e cheiro desagradáveis.


No plano, a Sanepar se comprometeu a investir cerca de R$ 7 milhões até o final do ano em obras emergenciais para acabar com a proliferação de algas na represa do Iraí, responsável por 70% do abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba. Segundo a empresa, a substância liberada pela decomposição dessas algas é que estariam provocando alterações na água tratada.


A comissão da Câmara Municipal de Curitiba que investiga a qualidade da água da Sanepar ficou de se reunir com técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para discutir as análises já realizadas pelo órgão, mas o encontro acabou sendo adiado. O IAP coletou amostras de água em diferentes pontos dos rios que contribuem com a Barragem do Iraí e em seis pontos da própria represa. Os laudos deverão ser concluídos esta semana. A reunião deverá acontecer ainda nesta semana, mas até ontem não havia data definida.

A comissão aguarda ainda o resultado das análises da água coletada nas três estações de tratamento da capital, que estão sendo feitas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. A expectativa é de que o laudo fique pronto, no máximo, até quinta-feira.


Continue lendo