Paraná

Primeira creche penitenciária do Brasil é ampliada

02 out 2002 às 17:03

Foi entregue nesta quarta-feira a reforma e ampliação da primeira creche penitenciária do Brasil, destinada aos filhos das internas da Penitenciária Feminina de Piraquara. A iniciativa, inédita no país, permite que os filhos fiquem próximos às mães desde o nascimento até completarem seis anos de idade. Até o final do ano, a obra vai aumentar em 120 vagas a capacidade do presídio feminino.

A ampliação da creche penitenciária aumentou de 25 para 40 o número de vagas para filhos de presas, com idade entre zero e seis anos. O custo da reforma das instalações e da construção de uma nova ala, com mais três salas de aula e um espaço para lazer, foi de R$ 200 mil.

Como as mães trabalham na cozinha e com a limpeza da creche, além do atendimento das crianças, sempre têm tempo para dedicar aos filhos. As presas se revezam em três turnos de trabalho, entre sete horas da manhã e dez da noite. Até os seis meses de idade os bebês dormem com as mães, em celas especiais, para serem amamentados. Quando completam sete anos as crianças deixam a creche. Em boa parte dos casos junto com as mães, que já cumpriram toda a sentença. A maioria das detentas está presa por três anos por tráfico de drogas.


Continue lendo