De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a previsão de chuvas para Ponta Grossa indica que estão estão previstos cerca de quase 100 mililitros de água de hoje até o final de semana. Em vista desses dados, disponibilizados hoje pela manhã, a Defesa Civil entra em alerta com equipes de plantão.
Segundo o diretor de operações da Defesa Civil, Edmir de Paula – que também preside a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes – as áreas de risco que já foram delimitadas estão sendo monitoradas.
"Em Ponta Grossa existem 16 arroios e todas as construções nas suas margens ou proximidades são consideradas de risco. Em algumas casas fizemos a notificação para que as famílias saiam do local. O problema é que algumas dessas famílias acabam retornando para suas casas", explica Edmir.
Desde o início do ano a cidade registrou uma vítima fatal, decorrente ao excesso de chuva: um adolescente de 13 anos que brincavam num arroio canalizado, no bairro de Uvaranas, foi carregado pela correnteza.
Para evitar que novos desastres ocorram as equipes estão monitorando constantemente as áreas de risco, a guarda municipal trabalha como apoio da Defesa Civil, em casos mais emergenciais o Corpo de Bombeiro também é solicitado. (com informações da Prefeitura de Ponta Grossa)