Paraná

Previsão anuncia geadas no Paraná

18 jun 2001 às 09:20

No final de semana a chegada de uma frente fria fez cair a temperatura em todo o estado. Na Região Oeste do Paraná houve uma queda de temperatura de até 14 graus, confirmando a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Ontem, a mínima em Foz do Iguaçu foi de 8 graus, enquanto que no sábado os termômetros se encontravam na casa dos 22 graus. A temperatura mínima média na semana passada na Região Oeste foi de 16 graus. A mínima do Paraná, ontem, foi registrada na cidade de Palmas, Região Sul, onde os termômetros marcaram 5,1 graus.

Em Curitiba, depois de uma semana de sol e calor, o domingo não foi nada convidativo. Apesar da temperatura não ter caído muito -a mínima ontem ficou na casa dos 11 graus- quem se arriscou a sair de casa teve que apelar para roupas mais pesadas e recorrer ao guarda-chuva para enfrentar o mau tempo.


Hoje, de acordo com a previsão, a frente fria pode provocar geadas fracas na região de Umuarama e em outras cidades mais ao Sul da Região Oeste do Estado. Em Cascavel, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Palmas a previsão é de geadas de intensidade moderada, com temperaturas variando entre 1 e 16 graus. Na região de Londrina e Maringá, ao Norte do Estado, a mínima deverá ser de 8 graus e máxima de 18 graus.


De acordo com o meteorologista do Simepar, Cézar Gonçalves Duquia, em Curitiba e na Região dos Campos Gerais houve menor declínio da temperatura por conta nebulosidade, que também impede a formação de geadas. No entanto, entre amanhã e quarta-feira já há possibilidade de gear na Capital.


A partir de amanhã, a temperatura deve cair ainda mais, principalmente na Região Sul, onde a mínima será de 2 graus negativos, em Palmas. A máxima não passará dos 13 graus. "O frio mais intenso está previsto para o decorrer desta semana", afirmou o meteorologista. Em Curitiba, a mínima prevista é de 3 graus na quarta-feira e máxima de 16 graus. No Norte do Estado, a temperatura se mantém entre 7 e 19 graus até quinta-feira


Duquia explicou que essa é a primeira massa de ar frio, depois de dias de temperaturas mais elevadas, e deve atingir seu pico até quarta-feira. Com a entrada oficial do inverno às 4h34 da madrugada de quinta-feira, dia 21, uma outra frente fria chega ao Estado, mantendo a temperatura em declínio.

O inverno este ano não será tão rigoroso quanto o do ano passado. A previsão, segundo Duquia, é de geadas frequentes, mas de menor intensidade".


Continue lendo