A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (SEJU) começou a transferir, nesta quinta-feira (18/12), 260 presos de delegacias da Polícia Civil de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral para o Sistema Penitenciário do Estado. Até a sexta-feira da próxima semana (27/12) serão implantados nas unidades do complexo penal de Piraquara 100 presos de carceragens de Curitiba, 100 de carceragens do Litoral e 60 da Região Metropolitana.
A decisão foi tomada nesta terça-feira (17/12) pelo Comitê para Transferência de Presos (COTRANSP), coordenado pela SEJU. Com isso, apenas em dezembro o sistema penitenciário do Paraná terá absorvido 417 apenados só de Curitiba e região. Isso porque entre os dias 03 e 16 deste mês foram transferidos para as unidades penais, coordenadas pelo Departamento de Execução Penal (DEPEN), 157 presos de carceragens de Curitiba e Região Metropolitana.
"Essas transferências representam o esforço que estamos fazendo em conjunto com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Secretaria da Segurança Pública (SESP), para ajudar a desafogar as carceragens da Polícia Civil, que vem prestando um grande serviço ao Estado e à população paranaense, ampliando o número de prisões em relação aos anos anteriores", explica a secretaria da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes.