Paraná

Presos fazem mutirão para limpar escola no Paraná

31 ago 2012 às 15:46

Presos da Colônia Penal Agroindustrial do Paraná (CPAI), com sede em Piraquara, realizam neste sábado (1º) o 2º Mutirão de Limpeza Geral de Escola Pública. Desta vez, o grupo de 18 presos do regime semiaberto fará serviços de limpeza da quadra esportiva, roçada do terreno e pintura de muro, entre outros, no Colégio Estadual Semiramis de Barros Braga, localizado em Pinhais. No sábado passado o mutirão foi realizado no Colégio Guido Straub, em Curitiba.

A ação faz parte do plano de trabalho assinado no início de agosto, envolvendo as secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e da Educação. Intitulado "Trabalho - O caminho que liberta - escola cidadã", o plano prevê a realização de mutirões semelhantes em dez escolas estaduais selecionadas pelo núcleo regional de educação.


Para a coordenadora do projeto na Secretaria da Justiça, Rosimeiry Mostachio, "esses mutirões buscam criar um processo pedagógico no resgate da autoestima e na ressocialização dos apenados, envolvendo-os em ações de cidadania e, ao mesmo tempo, mudar o visual das escolas, contribuindo com o processo de aprendizagem dos alunos e oferecendo uma série de serviços demandados pela direção escolar".


Três ações permeiam o projeto: realização de mutirões para pequenos reparos na infraestrutura predial da escola, por apenados do regime semiaberto; serviços de marcenaria para reforma dos conjuntos escolares, por apenados da Penitenciária Central do Estado, de Piraquara; e serviços de manutenção e reparos continuados, por apenados do regime semiaberto.

Os 18 presos da CPAI chegarão ao colégio - localizado na rua Inajá, 150, bairro Emiliano Perneta, em Pinhais - às 8 horas deste sábado. Após um café oferecido pela escola iniciarão os trabalhos, que devem durar todo o dia, sob orientação e coordenação de profissionais da Secretaria da Educação, agentes penitenciários do Departamento de Execução Penal do Paraná e representantes da Secretaria da Justiça e do colégio.


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