Paraná

Presidiárias ameaçam rebelião em Curitiba

16 fev 2003 às 21:56

Mulheres presas no 9º distrito policial, em Curitiba, provocaram um princípio de rebelião na delegacia, na tarde deste domingo. As más condições provocadas pela superpopulação carcerária levaram às mulheres a se rebelar e pedir melhores condições principalmente para as presas que estão grávidas. De acordo com policiais, o protesto não foi provocado com a intenção de fuga e logo foi contornado pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

O 9º distrito tem capacidade para abrigar 28 pessoas e está com 74 pessoas, todas mulheres. O delegado Paulo Roberto da Silveira disse que espera resolver essa situação nos próximos dias, quando deverá abrir cerca de 30 vagas no sistema penitenciário feminino. ''As presas já condenadas serão enviadas para o sistema previdenciário'', disse.

De acordo com policiais do Cope, que atenderam no local, as presas se queixaram que umas tinham regalias na delegacia e outras não. Também queriam um local para as presas grávidas porque muitas passam mal com o excesso de calor e a superpopulação do local.


Continue lendo