A nova cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) será escolhida nesta segunda-feira (12), em votação a partir das 13h30. Quatro candidatos disputam a vaga ocupada por Miguel Kfouri Neto desde 2010: Regina Portes, Guilherme Luiz Gomes, Clayton Camargo e Sérgio Arenhart, sendo que 120 desembargadores estão aptos a votar.
Quem ganhar o Judiciário Estadual assumirá um dos maiores orçamentos públicos do Paraná, fixado em R$ 1,5 bilhão só para 2013.
O vencedor deverá conquistar maioria absoluta entre os magistrados, o que significa ao menos 61 votos. No caso de ninguém obter esse resultado na primeira apuração, os dois candidatos mais bem votados disputam entre si um ''segundo turno'', realizado imediatamente após a divulgação do anterior.
Existem disputas pelos outros cargos de direção do TJ. Haverá competição para a primeira e segunda vice-presidência, para a vaga de corregedor-geral e para o Conselho da Magistratura. Os novos integrantes assumem os cargos a partir de 1º de fevereiro de 2013.