Paraná

Presidente de Aliança Brasil-Japão recebe cidadania honorária em Londrina

06 mai 2014 às 15:10

O presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, Ricardo Origassa, recebe nesta quarta-feira (07/05) o título de Cidadão Honorário do Paraná, em sessão solene na Câmara Municipal de Londrina, às 20 horas. A homenagem proposta pelo deputado estadual Tercilio Turini é um reconhecimento ao trabalho de preservação e divulgação da cultura e das tradições japonesas, desenvolvido há décadas por Origassa em todo o Paraná e outros estados brasileiros.

Cantor de sucesso desde a juventude e por muitos anos, com premiações nacionais e internacionais, teve de interromper a carreira após acidente automobilístico em São Paulo. Ficou meses internado, superou as adversidades, voltou a morar em Londrina, recuperou a saúde e passou então a dedicar-se à organização de festivais musicais. Fundou com amigos e dirigiu diversas entidades de canto japonês.


Ricardo Origassa é estimado e conhecido nacionalmente pela dedicação à difusão do canto entre imigrantes e descendentes de japoneses de todas as idades. Os festivais que promove atraem centenas de participantes, valorizando a prática artística, o entretenimento e o congraçamento entre membros da colônia nipônica. Na Aliança Cultural Brasil-Japão, também se destaca pelo empenho na integração entre japoneses e brasileiros.


O deputado estadual Tercilio Turini afirma que a Cidadania Honorária do Paraná a Ricardo Origassa representa um ato de gratidão pelo tanto que já fez para "manter vivas as tradições e ampliar o espaço e a presença da cultura japonesa no Paraná". O parlamentar lembra que o Norte do Paraná tem a segunda maior concentração de imigrantes e descendentes no Brasil, atrás apenas de São Paulo.


"A ligação de Londrina com os japoneses é muito forte. Os compradores dos primeiros dois lotes, na época da colonização, foram imigrantes nipônicos atraídos pelo senhor Hikoma Udihara, que representava a Companhia de Terras Norte do Paraná. Isso em 1930, antes da fundação do município. Em 1938, os japoneses eram proprietários de 533 lotes em Londrina, o segundo maior grupo de imigrantes", relata o deputado.

Tercilio Turini diz que a homenagem a Ricardo Origassa "simboliza um reconhecimento a tudo que imigrantes e descendentes de japoneses fizeram e ainda fazem pelo Paraná e por Londrina". A sessão solene será coordenada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, que se desloca de Curitiba para acompanhar a cerimônia. Representantes das principais entidades nipônicas e lideranças da comunidade japonesa de todo o Paraná participam do evento.


Continue lendo