Quatro carretas e dois caminhões-baú lotados com eletrodomésticos, motores, bombas, parafusos, fraldas, malhas e fios roubados por uma quadrilha que assaltava e desviava cargas na BR-101 (em Santa Catarina), foram encontrados pela polícia civil, na segunda-feira. As cargas, que estavam escondidas em um depósito na Rua Willian Bute, 2651, bairro Boqueirão, em Curitiba, foram levadas para Joinville. O delegado catarinense Dirceu Silveira Júnior, responsável pelas investigações, estima que o valor das mercadorias apreendidas seja de R$ 4,5 milhões.
Dezoito integrantes do grupo estão presos em Joinville. Entre eles está o acusado de chefiar o bando, o curitibano, Altair da Silva Dias, 54 anos. A polícia procura agora pelo comparsa de Dias, o comerciante José da Silva Santos, proprietário do depósito, onde também funciona a empresa Hastema Representações Comerciais. No nome da empresa eram emitidas notas frias para revender as mercadorias no comércio.
Conforme o delegado Armando Garcia, da Delegacia de Estelionato de Desvio de Cargas de Curitiba, policiais estão recolhendo os produtos roubados que foram revendidos em lojas do Paraná e de Santa Catarina. Na rede de lojas Casa Centro, cuja matriz fica em Guaratuba e filial em Joinville, um refrigerador de 303 litros, por exemplo, era vendido por R$ 350,00, preço abaixo do mercado. Em lojas de Francisco Beltrão e Pato Branco (no Sudoeste do Estado) também ocorrerão diligências nos próximos dias. Garcia não quis divulgar os nomes dos estabelecimentos para não prejudicar as investigações.
A Delegacia de Estelionato de Desvio de Cargas, de Curitiba, e a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), de Santa Catarina, estão investigando o caso há seis meses. O delegado Silveira, da Deic, acredita que três quadrilhas trabalhavam associadas. "Uma era responsável pelo roubo e desvio da carga, a outra pelo armazenamento da mercadoria e a terceira quadrilha, da qual fazem parte Dias e Santos, colocava clandestinamente os produtos no mercado", concluiu.
De janeiro de 2000 a janeiro de 2001 foram registradas 51 queixas de roubo e desvio de cargas na BR-101 na região de Santa Catarina. Ele acredita que a quadrilha vem praticando os assaltos há um ano.