Foi lançado nesta quinta-feira (27), pela prefeitura de Curitiba, o Plano Estratégico de Calçadas, que vai revitalizar a implantar 234 quilômetros de calçadas no entorno de equipamentos públicos. As intervenções devem levar em conta o reaproveitamento do material já utilizado nas atuais calçadas e integrar essas vias com o Plano Cicloviário.
Outra novidade do plano é a implantação de calçadões em todas as administrações regionais da cidade. O plano ainda prevê mudança na legislação que trata do assunto – o que, entre outros benefícios, permitirá a regularização fundiária de milhares de residências.
Nas regionais da prefeitura, segundo nota do site do município, um calçadão será implantado em cada regional. Três ruas com viabilidade técnica foram selecionadas em cada uma das regionais, mas a escolha será feita pelas comunidades dos bairros, o que será sucedido por um concurso de ideias para implantar os calçadões, também escolhidas pela população.
"Os calçadões vão levar animação aos bairros, criando novos polos de comércio, lazer e serviços e, acima de tudo, favorecendo o encontro entre as pessoas", destacou o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.