Paraná

Prefeitura suspende emissão de carteiras de trabalho

20 out 2003 às 12:44

A Prefeitura de Curitiba suspendeu o recebimento de pedidos de carteira de trabalho, feito nos postos de atendimento das Ruas da Cidadania. A suspensão foi motivada pelo atraso do Ministério do Trabalho na emissão dos documentos, que está variando de 30 a 40 dias úteis.

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, o convênio que a Prefeitura firmou com o governo federal previa que o documento seria emitido no prazo máximo de 15 dias úteis. A Prefeitura cedeu as salas nas Ruas da Cidadania, computadores e funcionários para descentralizar e facilitar o atendimento aos trabalhadores.


Essas equipes, porém, fazem apenas o protocolo do pedido do documento, que é imediatamente repassado à Delegacia Regional do Trabalho. A impressão e a emissão do documento são feitas pelo Ministério do trabalho.


"O atraso está muito grande. Estamos esperando quase mil carteiras, e só voltaremos a receber novos pedidos quando o ministério zerar esse déficit", afirmou o secretário municipal da Administração, Carlos Alberto Carvalho.

Ele explicou que tem recebido muitas reclamações pelo atraso e que os cidadãos têm sido orientados a procurar diretamente os postos do Ministério do Trabalho. "Existe uma prioridade para emissão do documento para quem faz o protocolo direto", afirma o secretário.


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