Paraná

Prefeitura quebra concreto para impedir seca de lago

25 nov 2003 às 09:46

Estudos geológicos recentes apontam que a redução do nível do lago do Parque do Ingá (80 centímetros) é resultado direto da alta concentração de concreto na região central de Maringá.

Com 91% do solo coberto por calçadas, a água da chuva não consegue penetrar no solo, deixando de realimentar os lençóis freáticos e os aqüíferos, que abastecem as nascentes da reserva. A situação chegou ao ponto de duas das três nascentes estarem praticamente secas.


Esta constatação técnica levou a Prefeitura de Maringá a iniciar a retirada de parte do concreto dos canteiros centrais das avenidas vizinhas ao Parque. Os trabalhos começaram semana passada e hoje estão sendo realizados na avenida XV de novembro, em frente ao paço municipal.


A diretriz é abrir espaço para a água da chuva ao longo das avenidas São Paulo, XV de Novembro, Tiradentes e Brasil, num raio de 300 metros da reserva.No lugar do concreto, os canteiros vão ganhar ajardinamento com grama e flores.


A geóloga Fernanda Rodrigues Gôngora, que presta assessoria voluntária para a Prefeitura, ressalta que o excesso de calçadas já reduziu em 35% a penetração da chuva no solo. Em vez infiltrar na terra, a água entra pelas galerias pluviais e vai desembocar em fundos de vale. Neste processo, a maior parte do subsolo urbano permanece seco.

Fonte: Prefeitura de Maringá


Continue lendo