Paraná

Prefeitura investe em publicidade para 'dia sem carro'

16 set 2003 às 14:21

A prefeitura de Curitiba está investindo em publicidade na televisão, no rádio, nos jornais e nas ruas da cidade para tentar convencer a população a deixar seu carro em casa na próxima segunda-feira, 22 de setembro.

A campanha "Na cidade sem meu carro" acontece no mesmo dia em outras 2 mil cidades do mundo. A presidente da Urbs, Yára Eisenbach, diz que a idéia é incentivar atitudes que conscientizem para as questões da qualidade do ar e do efeito estufa.


Para o "dia sem carro", a prefeitura sugere que os curitibanos utilizem meios alternativos, como andar de bicicleta e, especialmente, de ônibus. A presidente da Urbs, Yára Eisenbach, diz que o sistema de transporte coletivo da cidade conseguirá atender a todos os usuários.


"Nosso sistema de transporte é eficiente e foi planejado para atender à demanda de Curitiba e região metropolitana. O dia sem carro será uma oportunidade para que as pessoas descubram isso e percebam que muitas vezes é muito mais prático, econômico e saudável trocar o carro pelo ônibus, pela bicicleta ou até mesmo pela caminhada", diz ela.


Segundo informações da prefeitura, em Curitiba, enquanto o número de veículos cresce 5% ao ano, a população tem expandido à taxa anual de 1,82%.

Nos últimos sete anos, o número de veículos registrados subiu 38,9% - de 566.967 em dezembro de 1996 para 788.065 em julho de 2003. No período, a população passou de 1,47 milhão para 1,58 milhão em 2000 (dados do IBGE), com projeção de 1,6 milhão em 2003, um crescimento de 8,8%.


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