Apesar do mau tempo, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata promovida ontem pela secretaria municipal de Saúde superou as expectativas. A previsão era a de atender até o final da tarde cerca de quatro mil homens com mais de 45 anos, o que significa o dobro do número registrado no ano passado.
Dez unidades de saúde e quatro hospitais de Curitiba realizaram os exames. Os locais permaneceram lotados durante todo o dia. A diretora de Planejamento da secretaria municipal de Saúde, Mariângela Galvão, disse que a grande procura foi muito além do esperado. "Estamos recebendo vários ônibus lotados, vindos do litoral do Estado e da região metropolitana", comentou pela manhã.
O agrimensor Floriano Sirino Diniz, 64 anos, acordou cedo e tentou realizar os exames na Santa Casa de Misericórdia, no Centro. "Desisti porque as filas estavam enormes e eu não podia esperar o dia todo, pois tenho que trabalhar no início da tarde", explicou.
Consciente da importância do exame, Diniz foi até a Unidade de Saúde de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho e garantiu o seu atendimento. O tempo médio de espera nesta Unidade era de duas horas. "Prefiro prevenir do que esperar a doença se instalar", disse. Foi a primeira vez que o agrimensor fez os exames.
A campanha, realizada pela terceira vez consecutiva, tem o apoio da Sociedade Paranaense de Urologia. No ano passado foram feitos 1959 exames, 332 homens foram encaminhados para o teste de marcador tumoral (PSA), 198 fizeram biópsia e 64 sofreram cirurgias.